OS sistemas de assistência ao motorista podem te ajudar a dirigir de forma mais confortável e até mesmo com mais segurança. Não tem certeza de como aproveitá-los da melhor forma possível? Então, confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar!

Como aproveitar ao máximo os sistemas de assistência ao motorista
OS sistemas de assistência ao motorista têm evoluído rapidamente nos últimos anos, tornando a direção mais segura, confortável e eficiente.
Em alguns casos, esses recursos utilizam sensores, câmeras e inteligência artificial para auxiliar o condutor em diversas situações, reduzindo riscos de acidentes e otimizando a experiência ao volante.
Embora existam sistemas mais avançados em outros países, os veículos disponíveis no Brasil também já contam com diversas tecnologias de assistência ao motorista que aumentam a segurança e o conforto ao dirigir.
No entanto, para tirar o máximo proveito dessas tecnologias, é essencial entender como elas funcionam, quais suas limitações e como utilizá-las corretamente.
Quer saber mais? Então, conheça abaixo alguns dos principais sistemas de assistência ao motorista e descubra como aproveitá-los da melhor forma possível.

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1. Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração (ESP e TCS)
Obrigatório no Brasil para todos os veículos zero desde 2024, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) evita derrapagens e perda de controle em curvas ou pistas escorregadias.
Enquanto isso, o Controle de Tração (TCS) impede que as rodas patinem quando você acelera o veículo.
Para um melhor aproveitamento desses sistemas de assistência ao motorista é importante mantê-los sempre ativados.
Afinal, alguns veículos permitem desativá-los, mas isso só deve ser feito em situações específicas, como ao dirigir na lama ou areia.
Além disso, também é essencial respeitar os limites de aderência do veículo. Pois o ESP e o TCS são auxiliares, mas não conseguem compensar excessos de velocidade ou manobras arriscadas.
Por fim, combine os sistemas com bons pneus, já que pneus desgastados reduzem a eficiência desses sistemas.
2. Alerta de cinto de segurança no painel
Atualmente, a legislação brasileira exige que todos os carros novos tenham um alerta sonoro e visual para lembrar motoristas e passageiros de afivelar o cinto de segurança.
Portanto, para aproveitar ao máximo esse sistema, é importante não ignorar os alertas.
O ideal também é verificar os cintos regularmente, pois fivelas danificadas ou sensores com mau contato podem impedir o acionamento do alerta.
3. Sensores de estacionamento e câmera de ré
Hoje, muitos carros no Brasil já vêm equipados com sensores de estacionamento traseiros e, em alguns casos, câmera de ré, o que facilita manobras em espaços apertados.
Sendo assim, para usá-los corretamente, combine o uso da câmera com os retrovisores. Lembre-se que esse sistema é um auxílio, mas não substitui a visão direta do motorista.
Além disso, preste atenção ao sinal sonoro, quanto mais rápido o bip, mais próximo está o obstáculo.
Por último, lembre-se que poeira e sujeira podem comprometer a visibilidade da imagem, por isso, mantenha a lente da câmera sempre limpa.
4. Indicador de frenagem brusca
Esse recurso aciona automaticamente o pisca-alerta ou intensifica o brilho das luzes de freio quando o motorista pisa fortemente no pedal, avisando os condutores de trás sobre uma desaceleração repentina.
Para usá-lo da melhor forma possível é importante frear de forma progressiva sempre que possível e evitar freadas bruscas desnecessárias para não assustar outros motoristas.
Também é importante estar sempre atento ao tráfego atrás do seu veículo e se perceber um carro muito próximo, sinalize com antecedência antes de reduzir a velocidade.
Lembre-se também de manter o sistema em bom estado. Afinal, lâmpadas queimadas ou defeitos elétricos podem comprometer a funcionalidade do alerta.

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5. Repetidores de seta nos retrovisores
Presente em muitos modelos vendidos no Brasil, esse recurso melhora a visibilidade das setas de direção, especialmente para motoristas que trafegam ao lado do veículo.
Para aproveitar ao máximo esse sistema de assistência ao motoristaprocure acionar a seta com antecedência ao mudar de faixa ou fazer uma conversão.
Além disso, verifique se as lâmpadas estão funcionando e se perceber que um dos repetidores não está piscando, resolva o problema o quanto antes.
Escrito por
Daniele Freitas
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